A Podóloga

Biossegurança

Podopatias

Produtos

Atendimentos

Contato

 
Onicocriptose

É o nome que se dá à unha encravada. Caracteriza-se pela penetração de uma ou mais espículas ungueais (ponta, pedaço de unha) na prega periungueal (pele lateral as unhas) causando infecção (granuloma) devido à penetração de bactérias. É mais freqüente no hálux (dedão). Muitas vezes, no dia-a-dia, somos procurados por clientes com patologias simples, mas que, se não

tomarmos cuidado, tornam-se perigosas e às vezes difíceis de serem curadas. É o caso do cliente que nos procura com dor causada pela lâmina no sulco ungueal, na região medial do hálux: “Estou com dor na ponta do dedo, é unha encravada. Costumo cortar todo o canto da unha. Sofro, mas alivia a dor na hora. Antes demorava a doer, mas ultimamente tem encravado de novo em pouco tempo”.

O que acontece, realmente, é que nem sempre podemos dizer que a dor na “ponta do dedo” é ocasionada por uma onicocriptose (popularmente chamada de unha encravada). Às vezes um excesso de pele (onicofose), uma lâmina grossa (com onicomicose ou não) ou até um calo sub-ungueal (calo localizado embaixo da lâmina).

 

 

Devemos observar a região dolorida, o sulco ungueal e ter visão total da lâmina em contato com ele. Para que isso seja possível, devemos fazer a limpeza do sulco com o bisturi nuclear estreito e broca adequada, com cuidado para não sangrar o local.

 

 

Avançar